
Domingo de Ramos na Rússia chama-se “Domingo de Salgueiro”, pois obviamente não há muitas palmeiras nem oliveiras por aqueles lados e o povo utiliza os ramos de salgueiro para celebrar esse dia, porque os salgueiros normalmente são as primeiras arvores a dar folhas na primavera.
Também há missa especial nesse dia, também os ramos são benzidos com “água santa” (benzida). Os ortodoxos têm uma tradição de guardar estes ramos ao longo do ano e adornar os ícones com eles.
Antes de 1697 existia uma tradição de fazer uma procissão de burro (segundo a lenda Jesus Cristo entrou em Jerusalém em cima de um jumentinho). Esta procissão em Moscovo era liderada por um Patriarca montado num burro que era conduzido pelo Czar.
A tradição mais comum é de bater ligeiramente uns aos outros com ramos benzidos dizendo “Salgueiro é um chicote. Não sou eu que estou a bater-te, mas o salgueiro. Seja saudável como ele.”
Há muitas crenças ligadas ao salgueiro, muitas acreditavam que ele pode curar doenças, até faziam pão com sementes de salgueiro. Também eram muito comuns as feiras de Domingo de Salgueiro, onde tradicionalmente se vendiam muitos brinquedos e livros infantis, assim como os próprios ramos com um anjo de papel atado.
Nesse dia, a Quaresma também é menos restrita sendo permitido comer peixe e óleo.
Eu recebi hoje um raminho de salgueiro. Dizem, que quando ele secar não o devo deitar fora, mas sim queimá-lo ou levar até a um campo ou bosque qualquer e deixar lá.
Sem comentários:
Enviar um comentário